Lança-foguetes pesados TOS-1A. Telegram @uvznews
A fabricante russa de blindados Uralvagonzavod divulgou um vídeo em suas redes sociais mostrando a nova remessa de sistemas de lança-foguetes pesados TOS-1A, conhecido como “Solntsepek”, entregues ao exército russo.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Este novo modelo conta com uma grade de proteção antidrone, uma modernização implementada para atender às necessidades dos soldados na guerra com a Ucrânia.
Os engenheiros da Uralvagonzavod realizaram uma atualização significativa no veículo de combate TOS-1A, ajustando diversos componentes. Antes de serem enviados ao cliente, os equipamentos passaram por rigorosos testes de desempenho, durante os quais especialistas avaliaram a qualidade da instalação, o funcionamento dos mecanismos e dispositivos, além da capacidade de condução do “Solntsepek” em variadas condições de estrada.
No ano passado, a Uralvagonzavod aumentou significativamente a produção do sistema TOS-1A Solntsepek. O crescimento da produção foi possível graças à expansão das instalações, à introdução de um regime de trabalho de 24 horas em dois turnos, e ao aumento do número de funcionários.
O TOS-1 foi inicialmente projetado para destruir fortificações inimigas em áreas abertas e veículos blindados leves e de transporte. Sua primeira utilização em combate ocorreu entre 1988 e 1989, no vale de Panjshir, durante a guerra afegã-soviética. Exibido ao público pela primeira vez em 1999 em Omsk, o TOS-1 hoje é utilizado principalmente pela unidade de defesa contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, tendo capacidade de disparar ogivas termobáricas.
+ Clique aqui para ver mais vídeos sobre blindados e tanques de guerra
Foto e vídeo: Uralvagonzavod, Telegram @uvznews. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.